Solidão.

por clara_leme

Quando eu era pequena, em uma conversa com a minha mãe, que agora eu não lembro sobre o que, ela me disse que “a solidão quando é escolha, é paraíso, mas quando é obrigada, é pesadelo”, e juro, essas palavras nunca me saíram da cabeça, e é uma das minhas frases preferidas.

Então eu estive pensando que ás vezes eu me sinto realmente muito sozinha, e com isso, eu aprendi que a primeira coisa que o ser humano devia aprender, é lidar consigo mesmo na solidão. E de tempos em tempos, eu coloco isso em prática, eu me isolo e presto atenção no meu próprio silêncio. E o que eu aprendi, é exatamente o que minha mãe me disse lá atrás, quando eu era pequena. E é ai que fica o aprendizado, que se nós fossemos “obrigados” desde pequenos a praticar a solidão e o silêncio, talvez nós gostássemos mais de nós mesmos. E consequentemente, nós não colocaríamos tantas expectativas fora de nós mesmo, e assim, acreditaríamos mais em nós. Porque o mundo não depende de nós, e sim do nosso “eu interior”, e o mais importante, se a gente não se esforçar por nós mesmos, não podemos nos esforçar por mais nada ou ninguém. 

E assim como muita gente, eu to aprendendo. Eu caminho um dia após o outro, e em cada pedaço do meu caminho eu me esforço pra mim ser alguém que goste, bem mais que do mundo, de mim mesma.

Anúncios